Posts de Camila Zani

quarta-feira, 20 de julho de 2011

DANCE!


A dança para mim é uma forma de expor meus sentimentos, de viajar, sem nem se quer sair da pista de dança, dançando eu me liberto de todo o stresse diário, de toda preocupação, de toda angústia, de tudo que possa ter me deixado para baixo naquele dia. A minha auto estima se eleva, sinto um tremendo bem estar, posso dançar 24 horas seguidas, e não quero parar de dançar, isso me faz muito bem!

A dança na terceira idade pode ser usada como meio de desenvolver equilíbrio dinâmico, coordenação motora, mobilidade, ritmo, resistência, lateralidade, percepção corporal, auto estima, sociabilidade e independência, melhorar a qualidade de vida e promoção da saúde, auxiliar no refazer, reconstruiur e repensar, e o que mais me encanta na dança é a SUPERAÇÃO. Além de queimar calorias! rsrs

Experimente você também, e tire suas próprias conclusões !! Afinal, quem dança é MUITO mais feliz!

terça-feira, 19 de julho de 2011

ALONGUE-SE!


O alongamento traz muitos benefícios para a saúde e para o corpo.
Ele aumentaa oxigenação do cérebro, minimiza as tensões musculares, as dores musculares, melhora a circulação sanguínea, o funcionamento de todos os órgãos, a autoestima, a postura, a respiração,  proporciona relaxamento, melhor posicionamento a coluna vertebral, aumenta a concentração e melhora sua qualidade de vida, é indicado contra o estresse e para prevenção de lesões nas articulações e na musculatura.
Todos podem se alongar, desde crianças até idosos, tanto atletas e praticantes de atividade física quanto sedentários. Para quem utiliza movimentos repetitivos durante o dia, no trabalho, no esporte, etc, é bom alongar os membros utilizados várias vezes ao dia. Normalmente quem trabalha muito tempo sentado, é indicado que de hora em hora levante-se e faça alguns exercicios de alongamento, ou dê pelo menos uma volta andando pelo seu ambiente de trabalho. Quem passa o dia no computador, nunca de esqueça que de hora em hora tem que trabalhar suas mãos, dedos e articulações: faça movimentos balançando os dedos como se estivesse tocando piano, gire o dedão, gire o pulso,  abra e feche as mãos.
Mas lembre-se, se for fazer alguma atividade física pesada (musculação por exemplo), aqueça primeiro, alongue-se e depois dê incio a atividade.

 Eai, já começou a se alongar? Não? Tá esperando o que? rsrs

Na foto, sou eu e alguns dos meus alunos da melhor idade do Jardim São Francisco em Londrina-Pr.

Nos reunimos de segunda e quarta-feira, às 8horas, na Capela São Francisco para uma aula GRATUITA de Alongamento e Ginástica. Venha se juntar a nós!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

A Melhor Idade

Neste post irei impor meus conceitos e opiniões a respeito do idoso. De acordo com a Organização Mundial da Saúde uma pessoa é considerada idosa com 65 anos em países desenvolvidos e com 60 anos em países em desenvolvimento. Porém se idoso é uma pessoa com habilidades  limitadas, que sofreu a ação do tempo de forma degenerativa, eu conheço idosos muito mais novos, e jovens muito mais velhos. A idade nem sempre é um fator que realmente define o idoso.

Com o tempo, o idoso vai perdendo força, agilidade, equilibrio, coordenação e muitas outras habilidades.  Porém hoje em dia, eles são muito mais fortes, muito mais flexiveis, muito mais ativos do que a maioria das pessoas pensam. Lembrando sempre que me refiro aos idosos sadios. Há muitas pessoas achando que eles são frageis demais e incapazes, sendo que na verdade, o idoso que procura a atividade física hoje em dia é na maioria das vezes resistentes e aptos a pratica de exercicios.

O próprio idoso é culpado por perder gradativamente sua habilidades fisicas e percepto motoras pelo desuso delas. Com a idade, para-se de trabalhar, diminui-se muito o ritmo de atividades fisicas, o que se guardava no alto, guarda-se nada alem do seu alcance, não sobe mais escadas, caminha muito pouco, e o pior, as pessoas acabam facilitando demais as coisas, na maioria das vezes fazem as coisas por eles. Isso não está certo. O idoso precisa se manter ativo, fazendo as mesmas coisas que fazia, diminuindo apenas a intensidade, se adaptando. Reduzir é uma coisa, parar é outra. Ajudar é uma coisa, fazer por ele, é outra. Lembre-se.

A atividade física regular, e um bom acompanhamento, traz para o idoso muitos beneficios, como saúde, bem estar, e a maior parte das habilidades perdidas com o tempo.

No blog mostrarei um pouco do meu trabalho com a terceira idade, e falarei sobre habilidades fícisas e percepto-motoras que o idoso deve trabalhar, como força muscular, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, coordenação motora, entro outros. Lembrando sempre que, atividade fisica somente com acompanhamento de um profissional da Educação Física. Nada de exercícios em casa ou na rua sem acompanhamento. E sempre sem passar dos seus limites, sem exageiros! Eu sempre digo: Se for fazer errado, NÃO FAÇA!

Ei você idoso, procure já uma academia ou um grupo de atividade física, EXERCITE-SE!